São Petersburgo no inverno

Post:
Compartilhe:

Preparem-se para se apaixonar! Seja os que vão passar aqui por curiosidade, para saber como é esse destino que me encantou de paixão, ou aqueles que vão pegar todas as dicas para organizar sua próxima viagem por Peters. Preparem-se!!!

São Petersburgo é a segunda maior cidade da Rússia, conhecida como uma cidade autônoma. Está localizada ao longo do Rio Neva (que estava totalmente congelado quando eu fui), na entrada do Golfo da Finlândia e do Mar Báltico.
Em 1914, o nome da cidade foi mudado para Petrogrado e, em 1924, para Leningrado. Em 1991, após o colapso da União Soviética, a cidade volta ter seu nome original. Hoje é frequentemente chamada apenas de Petersburgo e informalmente conhecida como Peter.
É a cidade mais setentrional do mundo, com população acima de 1 milhão de habitantes. Seu centro histórico e monumentos constituem um Patrimônio Mundial pela UNESCO. São Petersburgo também é o lar do Hermitage, um dos maiores museus de arte do mundo (lindo por dentro, fiquei encantada). Um grande número de consulados estrangeiros, corporações internacionais, bancos e outras empresas estão sediados na cidade. (Fonte: Wikipedia).

Brasileiros não precisam de vistos para visitar a Rússia, a única exigência é que o passaporte esteja com no mínimo 6 meses de validade a partir da data que você deixar o país!

Quando ir?

Como vocês sabem a Rússia é naturalmente um país frio, então, escolhi exatamente essa época para conhecer e explorar as temperaturas baixas, já que eu amo frio e neve … Para quem não sabe, São Petersburgo fica no norte do país, o que significa que pode ser mais frio do que outros locais. Porém, no verão, a temperatura pode chegar até a 30ºC. 

Peguei neve todos os dias em que visitei a cidade, mas foi super tranquilo de andar e conhecer. Mesmo utilizando o meio de transporte público, não tive problemas. A cidade está preparada para nevasca.

Minha sugestão é: evitem os feriados locais. A cidade fica mais cheia, alguns monumentos fecham, a prefeitura organiza eventos e as praças e avenidas ficam lotadas.

Como chegar?

St Petersburgo foi a minha primeira parada nessa viagem pela Europa, por isso, cheguei de avião mesmo. Fui de Alitalia fazendo escala em Roma, totalizando 15h de viagem entre vôos e conexões.
Diversas companhias aéreas pousam no aeroporto de Pulkovo (LED), portanto opções não faltam. As principais são: TAP (com escala em Lisboa),  Alitália (com escala em Roma), Air France (com escala em Paris), KLM (com escala em Amsterdam), British (com escala em Londres), S7 Airlines e Aeroloft, que são russas.

Você também pode optar por utilizar o trem para ir de um ponto ao outro e aproveitar para conhecer Moscou. Infelizmente, não foi dessa vez que fizemos esse trajeto, mas já esta na nossa lista para uma próxima experiência.

Moeda

A Moeda oficial de St Petersburgo é o Rublo (RUB).
Atualmente a conversão é assim: 1 Rublo = R$ 0,05. ou 1 Euro = 75 Rublos.
Não achei um país caro, pelo contrário, hospedagem e comida achei bem no preço.
Em um dia e meio troquei apenas 50 Euros, o que deu para pagar o almoço, ingressos em museus e passeios.
Eu não consegui trocar reais por Rublos no Brasil. Quase nenhuma agência tinha a moeda oficial. Deixei para trocar na Rua Nevsky, no centro da cidade, junto com a ajuda da nossa guia e onde ela ajudou a trocar o $ e explicou o que significava cada nota.

Segurança

Li muitos relatos onde as pessoas falavam para ter cuidado na Russia, mas não tive problema nenhum. Achei bem seguro. Saía de manhã e noite com a máquina pendurada no pescoço e não percebia nenhum olhar estranho/diferente.

Seguro Viagem

Diferente dos grandes países da Europa, a Rússia não exige um seguro saúde na hora de ingressar no país. Porém, acho extremamente importante estar assegurado quando viajamos.
Na Rússia é ainda mais importante, pois muitas pessoas não falam inglês e muito menos o português. Imagina só precisar lidar com isso em uma situação não muito agradável?

[seguros_promo_shortcode ideal_para=”1″ ideal_para_lbl=”Europa” theme=”card-medium” coupon=”viajandosemmedo5″ show_logo=”false”/]

Hospedagem

Se a escolha da sua hospedagem tiver localização próxima das principais atrações, como o Palácio de Inverno ou a Igreja do Sangue Derramado, estará em perfeito local. Ficando nessa região você vai estar super bem localizado. Outra opção é ficar na principal avenida, a Nevsky Prospekt.

Confira preços com descontos para sua estadia em St Petersburgo. 

Fiquei no Amadeo Hotel St Petersburgo. Um hotel que possui apenas 7 quartos está localizado no distrito de Tsentralny, ao lado de catedral, palácio e igrejas. Fica a apenas 5min de caminhada da estação comboio Moskovsky, onde há conexão direta de comboio para o aeroporto de Pulkovo. 

O Amadeo é super aconchegante. Ele também está a 2.5km do Hermitage Museum e do Palace Square e a 200m da estação de metro Ploshchad Vosstaniya.

Cada quarto é equipado com cofre privado, frigorífico e escrivaninha. O banheiro vêm com shampoo, sabonetes e artigos de higiene gratuitos, também com toalhas de banho. O hotel tem cozinha estilo americana com snacks, chás ou água onde você pode se servir a vontade. Além de oferecer um café da manhã bem caseiro. Fica também próximo a um mercado excelente para fazer comprinhas para quem curte dar aquele economizada.

Quanto tempo para conhecer?

Depende muito de como é seu ritmo e quais as atrações você vai querer conhecer. No geral, acho que 3 dias completos são suficientes pra ver bastante coisa sem precisar ficar na maior correria. Eu fiquei 1 dia e meio, mas conheci um pouco das principais atrações bem rapidinho em 1 dia. O que me salvou foi a ajuda que tive da nossa guia. Ela me levou para todos os lugares incríveis, assim, pude aproveitar bastante coisa da região.

Falando em Guia, esse é o principal recurso que temos que ter nessa viagem. É fundamental ter uma pessoa para te acompanhar e te contar um pouco mais da história dos lugares que você for visitar, te ajudar na alimentação, te dar as dicas do que vale a pena ou não.
Sem dúvidas ter um guia num país onde você não domina o idioma 100% agregou muito na minha viagem. Fiz o tour com a Nadia, ela é Russa, aprendeu português e fala super bem. Sabe muito da história e eu recomendo muito o tour. Vale muito a pena! Ela me ajudou com tudo no que precisei!

Nadia Khristova
passeio.petersburgo@gmail.com
Instagram @passeio.petersburgo
Whatsapp: +7 9213370445

No tour você passa por diversos lugares importantes, com paradas para ver as paisagens e prédios. Andamos um pouco de ônibus para facilitar na locomoção do dia, o que foi bem produtivo e bem bacana. Uma pena que fiquei só um dia na cidade com ela, com certeza em uma próxima ida a Peters vou reservar o dia em Peterhof e Catarina’s Palace com ela também.

E como foi o tour ?

Rio Neva

O Rio Neva corta a cidade e deságua no Golfo da Finlândia. Ele é muito lindo e estava completamente congelado. Dos seus 74km de extensão, 28km estão dentro de São Petersburgo. 

Quando não estamos no inverno, durante a madrugada várias pontes se abrem para que as embarcações passem. 

Praça do Palácio

Esse local foi palco para grandes eventos históricos, como o famoso Domingo Sangrento e a Revolução de 1917. É ali que fica o Museu Hermitage ou Palácio de Inverno, o edifício do Estado Maior e o monumento da vitória dos russos contra Napoleão. No meio da praça está a coluna (monolítica!!!) em homenagem a Alexandre, o Grande. Ela é a mais alto do mundo, com 47,5m e pesando 600 toneladas.
O Palácio de Inverno é um palácio imperial da Rússia. 

Igreja do Sangue Derramado

Essa igreja encantou meu coração e é um dos pontos turísticos mais famosos da cidade. Me surpreendeu muito,! Tanto que no dia seguinte voltei novamente para curtir mais um pouco. Ficou conhecida também como igreja da Ressurreição do Cristo Salvador, mas ganhou o nome de Igreja do Sangue Derramado pois foi erguida no local onde o czar Alexandre II foi assassinado em um atentado. Hoje é possível ver o exato local em que ele morreu lá dentro. Outra curiosidade é que os fiéis ficam de pé, para se manterem despertos e devotados à oração. Essa Catedral é a única igreja do mundo a ter uma imagem de Jesus adolescente. Está pintada na cúpula da nave à direita do altar principal.

Nessa área está o pedação do chão onde o sangue foi derramado.

Para entrar na Igreja paga-se 350 Rublos, mas vale muito a pena.  

Museu Hermitage

Museu fundado por Catarina, a Grande, com grandes coleções de arte, cultura e antiguidades. localizado às margens do Rio Neva, é um dos maiores museus de artes do mundo e sua vasta coleção possui itens praticamente de todas as épocas.

Nevsky Prospekt

A avenida Nevsky é a principal avenida de St Petersburgo, com início na Praça do Palácio, entre o Almirantado e o Hermitage, e fim no Mosteiro de Alexander Nevsky.

Museu Russo

É um museu de arte com cerca de 400 mil itens, de todas as escolas e gêneros que floresceram ao longo da história da Rússia, e é o maior em seu gênero em todo o mundo.Para você que gosta de souvenir da cidade, do lado esquerdo dessa linda praça tem uma loja encantadora, com diversos artigos excelentes, que se chama Beluga Deluxe. Eu fiquei encantada por essa loja, queria levar tudo! Tem tudo para seu bolso, dos itens mais caros para os mais em conta. Adorei. Vale a pena!!!

Em São Petersburgo você também pode optar por fazer o passeio de ônibus Hop-on Hop-off. Eu não fiz, pois preferi andar com a guia Nadia, o que foi excelente para não perder tempo, e quem ainda me levou nas melhores lojinhas para comprar lembrancinhas da região.

Confira o vídeo de como foi a nossa experiência em St Petersburgo 

Não esqueça das dicas sem medo.

Reserve o seu Hotel no nosso parceiro Booking


Não deixe de fazer o seu seguro viagem e viaje tranquilo.
Utilizando o nosso código promocional (VIAJANDOSEMMEDO5), você ganha 5% de desconto.


Fique conectado em toda sua viagem com Chip Internacional.
Adquira o seu e tenha internet ilimitada em sua viagem.

Alugue um carro pela RentCars e faça seu próprio roteiro da sua viagem.
A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um desconto de 5% no boleto bancário.

Está sem mala para viajar? Com Aluguel de malas da GetMalas você não precisa se preocupar com nada, a mala chega na sua casa limpa dias antes da sua viagem.

Postado por:
Olá! Seja Bem Vinda Viajando Sem Medo. Organizamos a sua viagem do início ao fim. Juntas vamos planejar o seu próximo destino. Aqui, todos viajam sem medo, vem com a gente se você ama viagens com experiências diferentes. A sua viagem te espera, e o Viajando Sem Medo te ajuda!

6 Comments

  • Oi Rafaella, eu também quero ir no inverno, porém tenho receio de pegar muitas atrações fechadas (que costumam ficar fechadas mesmo no inverno por causa do frio). Em Praga perdi a chance de visitar certos lugares que só abriam na primavera. Isso acontece na Rússia também? Estou com dificuldade de achar informações sobre a abertura das atrações lá. Vc foi em que mês?

    • Oi Karen, fui em Janeiro no pico do Inverno. Peguei todas as atrações abertas. O ideal é contratar uma guia e te ajuda e monta seu Roteiro de acordo com as melhores atrações que você curte. Eu amei, vai sim!! Vale super a pena!

  • Oi Rafaela, muito legal! Seu blog está ajudando muito, eu e minha namorada estamos indo pra Finlândia em fevereiro, então estamos pegando bastante dicas aqui. Só queríamos também algumas informações de valores, se você puder ajudar =).
    Obrigado!

    • Que legal Lucas, me chama no whatsaap que passo as dicas de preços para vocês, se puder marcar a gente nas fotos da viagem o @viajandosemmedo vamos adorar acompanhar a viagem de vocês. Com certeza vocês vão amar!! A Finlândia é maravilhosa

Deixe seu comentário