O ideal é programar a visita ao sul do Marrocos – ou pelo menos às rotas desérticas – fora do verão, quando as temperaturas durante a maior parte do dia são muito altas para atividades. Entre julho e agosto, os meses mais quentes, é excelente para explorar a região costeira, enquanto nas montanhas as regras são mais flexíveis.
A primavera, que ocorre entre abril e maio, é provavelmente a melhor época, com um clima agradável no sul, nas montanhas e nas costas do Mediterrâneo e do Atlântico.
Durante os meses de pico do verão (entre junho e agosto), o clima pode se tornar extremamente quente, especialmente em Marrakech, Fez e na região sudoeste do país. Quanto mais ao sul, mais próximo se está do deserto do Saara. Além disso, o verão europeu coincide com a alta temporada de turistas no Marrocos.
A época mais confortável para visitar o deserto do Saara é no outono ou no início da primavera, evitando as paisagens ressecadas, as temperaturas escaldantes do verão e o frio extremo das noites de inverno.